• Historializando
  • Posts
  • Filme Albertina é a alma do Sul de Santa Catarina no cinema

Filme Albertina é a alma do Sul de Santa Catarina no cinema

Um filme independente

Recentemente, o filme Albertina foi adicionado ao catálogo do Prime Video nesta semana. O longa-metragem catarinense, filmado em Imaruí, foi lançado em 2020.

A adição é uma conquista para a Companhia Boanova, que vem tentando garantir que o filme seja lançado também no circuito nacional nos cinemas.

Dirigido por Luiz Fernando F. Machado, que estudou da Unisul, o longa-metragem independente utilizou-se de jovens atores e da comunidade para que a história avançasse. O cineasta usou a estética Sopa de Pedra, produto criado por ele mesmo, que consiste e dar aulas para pessoas não formadas em teatro/cinema, para que tenham um entendimento inicial afim de atuar em seus projetos.

“O filme, além de estar em streamings como Lumine e Looke, agora está na Amazon Prime Brasil e na Amazon Prime Europa. É uma das plataformas mais populares do mundo”, disse o diretor.

O filme ganhou dezenas de prêmios e participou de diversos festivais, incluindo festivais na Itália, como nas cidades de Milão, Roma e Gênova.

“Hoje já é um tema popular na Itália. Ganhamos diversas premiações lá, e graças a Deus, o filme tem se tornado um dispositivo de fortalecimento para a difusão da santa Albertina Berkenbrock”, comenta o cineasta.

 A obra teve a participação de cerca de 3 mil moradores de Imaruí, sendo realizado por profissionais da área do cinema e moradores, que foram capacitados pela equipe técnica.

No filme, o público acompanha a história da jovem Albertina, que realizou sua Primeira Comunhão e é uma pessoa que celebra sua fé em Deus e Jesus Cristo. No entanto, quando ela precisa procurar um boi que sumiu, ela é abordada por um empregado da família, que após não conseguir cometer estupro, a degolou com um punhal.

Como reitor do Santuário da Beata Albertina, incentivando sua Causa de Canonização, juntamente com o Pe. Sérgio Jeremias, quero parabenizar todo o pessoal da Boanova, especialmente o conhecido e talentoso cineasta Luiz Fernando Fernandes Machado, que é o diretor. Esse filme recebeu mais de 50 prêmios dentro e fora do Brasil”, comenta o padre Auricélio Costa, reitor do Santuário da Beata Albertina.

Sinopse: “No início do século 20, no interior do município de Imaruí, no estado de Santa Catarina, nasce Albertina, filha de colonos descendentes de alemães católicos, que mesmo em tenra idade encontra na fé a serenidade e o conforto espiritual. Sua vida é uma resposta e uma incontestável proposta aos infortúnios e desafios da sociedade em todos os tempos. Seu carisma e testemunho atraem o que há de melhor no ser humano, mas também o que pode existir de pior.”

Com a direção e roteiro por Luiz Fernando F. Machado, o elenco do filme é composto por Chico Caprario, Elianne Carpes, Sandro Maquel, Marcinho Gonzaga, Luciano Souza, Carlos Zoega e Joana Felício.